quinta-feira, 3 de junho de 2010

Tamanduateí, o rio poluído que corta o ABC


Crônica sobre o rio Tamanduateí, publicada no jornal-laboratório do curso de jornalismo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS.
Ilustração:Mariana Meloni


Por Nilton Carvalho

O rio Tamanduateí, cujo nome em tupi quer dizer “tamanduá grande”, nasce em Mauá, na região da Serra do Mar, e deságua no rio Tietê, no bairro do Bom Retiro. Sua história começa alegre e cristalina como as águas de uma nascente que desconhece a poluição e termina triste, como uma tragédia shakespeariana, por conta do esgoto urbano que contaminou a pureza de suas águas.

No início do século XX, o rio Tamanduateí era muito importante para os moradores do grande ABC. Muitos aproveitavam seu percurso, que atravessa os municípios de Santo André e São Caetano, para chegarem a São Paulo por meio de embarcações rio adentro. À época, era possível ver mulheres, donas de casa, lavando roupas nas margens do Tamanduateí com suas tábuas de lavar jogando conversa fora em manhãs ensolaradas.

A pesca era outra atividade possível nas águas do rio. Embora hoje isso possa parecer motivo de piada, pescar no Tamanduateí era tão comum quanto tapar o nariz para evitar o mau cheiro do rio atualmente. Sempre que o nível das águas subia os cardumes aumentavam e todos aproveitavam para pescar. Mas a pesca não era a única atividade possível por lá. Nas margens do rio, a molecada gostava de caçar rãs, frangos d’água e patos selvagens bastante comuns na região.

No entanto, a população aumentava em São Paulo e nas cidades do grande ABC e a urbanização crescia cada vez mais nos arredores do rio Tamanduateí. Não demorou para que o verde que prevalecia nas proximidades do rio fosse substituído por um novo tipo de selva, a de concreto, bem conhecida nos dias de hoje.

O ano de 1950 foi o grande divisor de águas na história do rio. Tudo começou com a construção de um pólo petroquímico em Capuava, no município de Mauá. Sim, na mesma cidade onde estão localizadas as nascentes do Tamanduateí. Começa então a tragédia ambiental que transformou o rio, tão importante para os moradores no começo do século, num fétido esgoto a céu aberto.

O avanço industrial cresceu nos moldes do capitalismo, buscando cada vez mais o lucro. Um avanço brusco e desenfreado que não se preocupava com as consequências ambientais. E assim o rio foi sendo poluído gradativamente ano após ano sem parar.

O Tamanduateí passou a receber intermináveis quantidades de esgoto urbano e resíduos químicos provenientes das indústrias com tamanha intensidade, que hoje em dia fica extremamente difícil imaginar que no mesmo rio um dia foi possível navegar, pescar e até nadar.

Mas quem pode ser responsabilizado por tamanha tragédia ambiental? Muitos são os culpados. Primeiramente os governos que viraram as costas para o problema quando a situação ainda estava sob controle. Em segundo, as empresas que não se preocuparam com o meio ambiente ao despejarem produtos químicos nas águas do rio. E nós, sim nós, a população que não cobra das autoridades soluções ambientais para um rio que está tão próximo da região em que vivemos.

Os benefícios que o rio Tamanduateí oferecia aos moradores no começo do século foram simplesmente esquecidos num passado pra lá de distante. O mesmo rio que um dia foi tão útil, hoje recebe resíduos químicos, lixo e esgoto produzidos pelo homem que certa vez usufruiu de suas águas. Uma triste ironia, levando em consideração as discussões atuais a respeito da emissão de gases estufa e aquecimento global.

Se o homem moderno está tão engajado em questões ecológicas, por que não começar pelo rio poluído que atravessa a sua cidade antes de tentar salvar o planeta? Reverter a situação trágica do rio Tamanduateí já seria um bom começo rumo às conquistas ambientais necessárias para um futuro sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário