terça-feira, 7 de julho de 2009

Acordo e Paz

Por Nilton Carvalho

A Guerra Fria parece ter mesmo esfriado. Com o acordo de desarmamento nuclear assinado entre o presidente americano Barack Obama e o russo Dmitri Medvedev, na manhã de hoje, Washington e Moscou deixam de lado divergências do passado e dão um novo passo rumo ao futuro.

O acordo pode significar um recomeço para ambos os países, que no passado foram rivais ideológicos, e enterrar fantasmas políticos como Nixon e Stálin. Durante a Guerra Fria, por inúmeras vezes americanos e russos estiveram muito perto de uma guerra nuclear.

Para alguns especialistas o acordo é questionável, pois mesmo com a redução de poder nuclear, Estados Unidos e Rússia ainda têm capacidade bélica para destruírem um ao outro. Mas o encontro entre seus líderes pode significar uma aproximação interessante entre as duas potências.

Se a relação entre americanos e russos não passava por um bom momento na era Bush, Obama tenta enterrar as amarguras deixadas pela Guerra Fria entre os dois países, e também buscar um forte aliado para evitar que países como a Coréia do Norte e Irã consigam tecnologia nuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário