sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O mestre do suspense


Por Nilton Carvalho

Há cento e dez anos atrás, no dia 13 de Agosto, nascia na nebulosa Londres um dos maiores nomes do cinema, Alfred Hitchcock. Mundialmente conhecido pela maneira brilhante de dirigir filmes de suspense, Hitchcock é considerado um marco na história da sétima arte.

Sua estréia aconteceu em uma companhia americana sediada na capital inglesa criando legendas para filmes mudos. Em 1939 se mudou para os Estados Unidos se tornando o expoente da “filmagem pura”, onde absolutamente tudo estava sob o controle do diretor.

Entre os clássicos dirigidos por Hitchcock estão Stranger on a Train, que traz a imagem inesquecível da freira de saltos altos, Psicose da antológica cena do chuveiro e Festim Diabólico, filmado praticamente sem cortes e com a câmera em movimento. Segundo o próprio Hitchcock, o mais importante era saber dosar os ingredientes certos para fazer o público gritar.

Dentre os grandes diretores de cinema, Alfred Hitchcock certamente figura como o mestre do suspense. Sua maneira de filmar acelerando os nervos das platéias a cada cena, quando unia montagem e música para criar suspense, estabeleceu um estilo e entrou para lista de melhores do século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário