quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Rock de Combate


Por Nilton Carvalho

Neste mesmo dia, em 1952, nascia o vocalista do The Clash Joe Strummer. Filho de um diplomata inglês e mãe turca, John Grahan Mellor logo mudou seu nome para Joe Strummer, ao entrar para o rock.

Assumiu os vocais do Clash ao lado do baixista Paul Simonon, o guitarrista Mick Jones e o baterista Terry Crimes. Crimes não ficaria muito tempo na banda, apenas gravou o primeiro disco e logo em seguida deixou a banda alegando divergências ideológicas. Com o novo baterista Nick Topper Headon, o Clash encontrou sua formação clássica e ganhou entrosamento.

Antes de formar o Clash Joe liderou o 101’s, que fazia um rock básico com influências de rockabilly e blues. Após assistir uma apresentação dos Sex Pistols, Joe decidiu que gostaria de fazer outro tipo de som. Mais pesado e com mais atitude. O Clash integrou a santa trindade do punk e ao lado dos Pistols e dos Ramones, influenciou inúmeras bandas como Rancid e Libertines, entre outros.

Com o The Clash, Joe Strummer gravou discos que estão em qualquer lista de melhores de todos os tempos, abordou questões políticas e provocou uma enorme revolução sonora ao misturar punk rock, até então um estilo musical pouco maleável, com outros estilos musicais como reggae, jazz, rockabilly e hip hop.

Após o fim do Clash, em 1986, Joe se dedicou a poucos projetos durante o final dos anos oitenta. Reapareceu somente na década de noventa com os Mascaleros, gravando três discos. Joe Strummer morreu no dia 22 de Dezembro de 2002 em sua casa devido à complicações cardíacas. Em 2003 o Clash foi homenageado ao entrar para o Hall da Fama do Rock, deixando um legado riquíssimo poucas vezes visto na história da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário