terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O último suspiro do rock





Por Nilton Carvalho

Nos primórdios do rock, costuma-se dizer, que existe um importante divisor de águas, o disco de estréia de Elvis Presley, lançado em 1956. A capa do disco homônimo trazia Elvis empunhando sua guitarra e soltando a voz. O álbum passou a ser considerado o primeiro do novo estilo chamado rock’n’roll, pelo menos, gravado por um artista branco. A tipologia usada na capa do disco influenciou, vinte anos mais tarde, outro marco na história do rock, o disco London Calling do Clash, que na última quarta-feira completou trinta anos.

No final dos anos setenta, o punk rock surgiu como uma vertente do rock. Agressivo e rápido, o novo estilo tinha como principal característica a simplicidade dos acordes. O que parecia uma revolução devastadora, com o tempo. foi se tornando apenas repetição. Exatamente durante esse período, o The Clash decidiu quebrar as barreiras impostas pela revolução punk.

No início de 1979, o Clash fez sua primeira turnê pelos EUA e no final do mesmo ano, entrou em estúdio para gravar seu terceiro disco. Durante as gravações, a idéia inicial da banda foi que o novo álbum deveria se chamar “The Last Testament” (O último Testamento). Um nome que, apesar de descartado pela banda, possui um importante significado.

A idéia de “último testamento”, indicava que aquele seria o último disco de rock de todos os tempos. Pois, assim como o disco de estréia de Elvis Presley, que sacudiu as estruturas da música, o álbum do Clash traria de volta a ousadia do rock através da inovação na sonoridade da banda. A capa do disco, ilustrada com uma foto do baixista Paul Simonon destruindo seu instrumento durante um show em Nova Iorque, usava a mesma tipologia do disco de estréia do rei do rock (o verde e rosa).

Se em seu primeiro disco, Elvis Presley erguia o instrumento e cantava para o público, no álbum London Calling, o Clash anunciava o derradeiro suspiro do rock após o golpe desferido pelo baixista Paul Simonon. Menções à parte, o disco representa o momento em que todos os integrantes do Clash contribuíram com sua criatividade na construção estética das canções.

O disco, lançado oficialmente no dia 14 de dezembro de 1979, celebra deliciosamente o rock passando por outros estilos musicais como o jazz e o reggae. A preocupação do Clash em London Calling foi simplesmente tocar o que eles apreciavam. Essa atitude, mostrou que o punk rock poderia ir muito além dos três acordes ao absorver diversas influências musicais e entrar, definitivamente, em toda e qualquer lista de melhores de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário