domingo, 8 de novembro de 2009

Os quatro rapazes da era digital


Por Nilton Carvalho

O site oficial dos Beatles divulgou no último dia 04 de novembro, quarta-feira, que uma versão digital da discografia da banda mais 13 documentários serão vendidos em versão digital. O material deve vir em um pen drive no formato de mação, símbolo da antiga gravadora dos Beatles, a Apple.

Seguindo as novas tendências tecnológicas, os Beatles pela primeira vez tiveram suas canções lançadas em formato digital, tecnologia que vem tirando o sono das grandes gravadoras. As mídias digitais têm causado grandes discussões porque apontam para os diferentes rumos que a música está seguindo.

Declarar a morte do CD é uma afirmação equivocada, porque assim como ocorreu com o vinil, o CD sempre terá seus consumidores. Mas, é evidente que as vendas caíram e que, dificilmente, algo possa ser feito para reverter este quadro.

É por isso que artistas e gravadores devem acompanhar as mudanças ocorridas com a chegada das novas tecnologias. Para que a era digital não signifique um pesadelo sem fim para artistas e gravadoras é necessário promover novos formatos que dialoguem com o consumidor de música contemporâneo.

Assim como o lançamento digital da discografia dos Beatles, outras possibilidades devem aparecer para reinventar o consumo de música, que parece estar em constante evolução a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário