quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Opinião pública em pauta


Por Nilton Carvalho

A principal função do jornalismo é informar. Sua linguagem precisa ser abrangente para que todos, desde o mendigo até o alto executivo, possam entender a mensagem transmitida. Levando em consideração a responsabilidade que os meios de comunicação possuem no cotidiano das pessoas, é comum que o fato mais discutido da semana acabe sendo tema de todas as discussões possíveis e imaginárias.

A dona de casa aborda o tema durante a conversa com a vizinha, o universitário discute o fato com o amigo e o operário pergunta ao colega qual a opinião dele sobre a tão falada notícia. É possível afirmar então que o jornalismo forma a opinião pública?

Ora, considerando a repercussão de certas notícias, os fatos abordados pelos jornais ganham relevância na sociedade e são abordados por diversos ângulos.
Mas, formar opinião é algo bem mais complexo e para analisar esta afirmação é necessário entender a diferença entre a repercussão de uma notícia e a agenda de assuntos a serem abordados.

Muitos jornais pautam suas discussões a partir de temas que, em seqüência, podem representar uma manipulação com o propósito de formar um ponto de vista em comum, o que significa formar opinião.

Partindo desta linha de pensamento, se durante três semanas os jornais abordarem, de maneira negativa, as medidas tomadas pelo governador de São Paulo, por exemplo, por mais que o governador tenha prestígio vai chegar um momento em que as notícias irão formar uma má impressão dele perante a população.

Os leitores, na maioria das vezes, possuem uma identidade com o veículo de comunicação pelo qual recebem as notícias e, em caso de uma agenda pré-elaborada com a finalidade de formar opinião, estes leitores certamente vão assimilar a abordagem proposta pelo meio de comunicação.

A repercussão de uma notícia de impacto certamente será abordada pelo público, mas, por diversos ângulos e opiniões. Já a agenda pautada para formar opinião, tende a manipular os leitores, prática que deve ser abominada pelos jornalistas porque a função do jornalista é permitir que o leitor avalie o fato por diversos ângulos antes de formar sua própria opin
ião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário