sábado, 2 de janeiro de 2010

Do futebol às eleições


Por Nilton Carvalho

Cinco títulos mundiais, o campeonato nacional mais disputado do planeta e jogadores espalhados pelos principais clubes europeus. Essas características firmam o Brasil como uma potência do futebol e, consequentemente, credenciam a seleção brasileira para a disputa da Copa da África do Sul, que será realizada este ano.

Mas, neste ano o país viverá outro clima de decisão, as eleições. O povo brasileiro irá eleger Deputados Estaduais e Federais, Senadores, Governadores e o Presidente da República. A polêmica envolvendo dois acontecimentos tão importantes e tão distintos como a disputa da Copa e as eleições é em relação ao patriotismo dos cidadãos brasileiros.

No último ano, fatores negativos na política como os escândalos no Senado e no governo do Distrito Federal colocam em cheque a credibilidade dos políticos para as próximas eleições. Mesmo assim, a ministra da Casa Civil Dilma Roussef (PT) e o governador do Estado de São Paulo José Serra (PSDB) ganharam força como potenciais candidatos à sucessão do presidente Lula. O eleitor brasileiro, por sua vez, prefere esperar um pouco mais para entrar no clima das eleições e o assunto preferido parece ser mesmo a disputa da Copa.

Em 2009, a seleção brasileira conquistou a Copa das Confederações e as próximas projeções serão todas voltadas à Copa do Mundo de 2010, que será realizada na África do Sul. A expectativa para a disputa do mundial mexe emocionalmente com os brasileiros que, em época de Copa, pintam as calçadas de verde e amarelo e hasteiam bandeiras, esbanjando patriotismo nos quatro cantos do país.

Para o brasileiro, o ano de 2010 começa repleto de expectativas em torno das eleições e, principalmente, da disputa da Copa do Mundo. Acontecimentos que devem mobilizar o país. As eleições talvez ainda não despertem o patriotismo dos brasileiros como a seleção, mas, é importante que o povo acompanhe o processo eleitoral com atenção e vote consciente. Votar com responsabilidade é desejar um país vencedor não apenas no futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário