Por Nilton Carvalho
A revolução causada na comunicação pela internet tem preocupado cada vez mais as mídias impressas. O novo formato do jornalismo, provocado pelo crescimento da procura por conteúdos online, obrigou os meios de comunicação a inovarem seus formatos para não serem descartados do mercado.
Essa preocupação culminou na decisão anunciada pela Times Company na última quarta-feira, 20 de janeiro. A partir de 2010 os usuários irão pagar para terem acesso ao conteúdo online do New York Times. Entretanto, a Times Co. informou que os internautas poderão acessar apenas uma determinada parte do material jornalístico veiculado no site.
A Times Company tomou a decisão na tentativa de recuperar os prejuízos causados pela diminuição da circulação do material impresso. Para o presidente da Times Co., Arthur Sulzberger, a medida é uma aposta da empresa para os novos rumos da internet. Mas, analistas acreditam que a decisão é arriscada demais porque as perdas com a publicidade podem ser maiores que o lucro obtido com a cobrança do acesso.
O jornal de maior circulação nos Estados Unidos tenta novamente se adaptar aos padrões da comunicação após o advento da internet. A mídia digital surge como uma grande ferramenta, mas, necessita de reparos e, muitas vezes, parece não ter sido bem compreendida pelos meios de comunicação. A adaptação do jornalismo às regras da era digital ainda deve levar um tempo para ser concluída.
A revolução causada na comunicação pela internet tem preocupado cada vez mais as mídias impressas. O novo formato do jornalismo, provocado pelo crescimento da procura por conteúdos online, obrigou os meios de comunicação a inovarem seus formatos para não serem descartados do mercado.
Essa preocupação culminou na decisão anunciada pela Times Company na última quarta-feira, 20 de janeiro. A partir de 2010 os usuários irão pagar para terem acesso ao conteúdo online do New York Times. Entretanto, a Times Co. informou que os internautas poderão acessar apenas uma determinada parte do material jornalístico veiculado no site.
A Times Company tomou a decisão na tentativa de recuperar os prejuízos causados pela diminuição da circulação do material impresso. Para o presidente da Times Co., Arthur Sulzberger, a medida é uma aposta da empresa para os novos rumos da internet. Mas, analistas acreditam que a decisão é arriscada demais porque as perdas com a publicidade podem ser maiores que o lucro obtido com a cobrança do acesso.
O jornal de maior circulação nos Estados Unidos tenta novamente se adaptar aos padrões da comunicação após o advento da internet. A mídia digital surge como uma grande ferramenta, mas, necessita de reparos e, muitas vezes, parece não ter sido bem compreendida pelos meios de comunicação. A adaptação do jornalismo às regras da era digital ainda deve levar um tempo para ser concluída.
Nenhum comentário:
Postar um comentário