segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A nouvelle vague está de luto


Por Nilton Carvalho

A sétima arte acaba de perder um de seus autores. Nesta segunda-feira, 11 de janeiro, o cineasta Eric Rohmer faleceu em Paris aos 89 anos. Rohmer ficou conhecido por ser um dos criadores da nouvelle vague, importante movimento artístico do cinema francês.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, surgiu na França um importante movimento que modificou os conceitos de cinema da época, a nouvelle vague. O grupo era formado por jovens críticos de cinema que escreviam artigos para a revista "Cahiers du Cinéma". Entre os críticos estavam Jean-Luc Godard, Jacques Rivette, François Truffaut e Claude Chabrol.

Rhomer foi editor da revista "Cahiers du Cinéma" de 1954 à 1963 e um dos fundadores de "La Gazette du Cinèma". Foi escritor e publicou romances, como "Elisabeth" de 1946, e contos. Entre suas principais premiações no cinema estão o Leão de Ouro em Veneza com o filme “Raio Verde” e o prêmio Luis Delluc em 1971, com “O joelho de Claire”.

Ao definir o cinema como arte, a nouvelle vague quebrou as regras que vigoravam no cinema comercial, valorizando o autor como peça principal na composição de um filme. No cinema de autor, idealizado por Eric Rhomer, o mais importante é o conceito artístico da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário