terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Em decorrência da crise


Por Nilton Carvalho

O ano de 2009 não foi bom para os jornais brasileiros. Uma pesquisa elaborada pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) aponta que no ano passado houve uma queda de 3,5% em relação a 2008 na circulação de jornais.

Os números preocupam porque desde a ascensão da internet o jornal impresso tem sido alvo de discussões envolvendo o novo formato do jornalismo na era digital, mas a queda na circulação ocorrida no ano passado não parecer ter ligação com os avanços tecnológicos e sim com a crise financeira que atingiu o mercado em 2009.

De acordo com o presidente do IVC, Pedro Martins Silva, o impacto causado pela crise afetou os jornais principalmente nos primeiros seis meses de 2009. No segundo semestre, com o início da recuperação econômica, a queda era de 2%, o que demonstra que os jornais sofreram os mesmos efeitos dos demais setores da indústria brasileira.

Nos últimos anos, os jornais tiveram um crescimento de 8% e seguiam a tendência de crescimento do mercado brasileiro, até esbarrarem na crise financeira do ano passado. Com o aumento dos jornais populares, é possível que os jornais consigam se recuperar da queda na circulação, mas retomar o crescimento anterior à crise será uma meta difícil de alcançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário