quinta-feira, 11 de março de 2010

Eleições e o espetáculo das inaugurações

Por Nilton Carvalho

A corrida pela presidência da república já começou. Os potenciais candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) apostam em inaugurações de obras para conquistarem o voto popular. De acordo com a reportagem publicada nesta terça feira, 9 de março, pela “Folha de São Paulo”, os candidatos querem entregar seus projetos antes da data de afastamento dos cargos.

O afastamento dos cargos permite que os candidatos se dediquem exclusivamente às suas campanhas, mas, os presidenciáveis já anteciparam a corrida eleitoral. A data de afastamento está prevista para o dia 3 de abril e tanto Serra quanto Dilma estão com as agendas recheadas de inaugurações.

Em São Paulo, o governador José Serra aposta na expansão da Linha 4 do Metrô e no trecho sul do Rodoanel para gabaritar sua competência. Já a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, joga todas as fichas em obras de saneamento e habitação do PAC para mostrar aos eleitores sua liderança.

Tudo indica que Serra e Dilma, candidatos com grandes possibilidades de decidirem as eleições no segundo turno, desejam crescer em intenção de voto. As recentes declarações de Lula e do ex-presidente Fernando Henrique, que reforçam cada vez mais o apoio aos seus candidatos, deixa clara a preocupação com o eleitorado.

Mas, inaugurar o maior número de obras no final do mandato não garante competência e tampouco liderança. A boa gestão está na totalidade da administração e não se resume apenas aos últimos meses. O que irá decidir as eleições é o melhor projeto para os próximos quatro anos. Um planejamento com obras que sejam concluídas ao longo do governo e não restritas somente aos períodos de campanha eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário