sábado, 3 de abril de 2010

O feminino soturno de Irina Ionesco


Por Nilton Carvalho

A fotógrafa Irina Ionesco gosta de retratar o universo feminino. Mas, a composição de suas imagens foge do convencional. A mostra Espelhos Luz e Sombra, em cartaz até 11 de abril na Caixa Cultural, selecionou 30 imagens da artista francesa. O trabalho retrata a mulher através de um olhar soturno que remete tragédias gregas, filmes hollywoodianos e estética gótica.

Ao se separar da mãe ainda durante a infância, Irina Ionesco busca nas imagens femininas um pouco das lembranças maternas. A fotógrafa começou sua carreira nas artes plásticas e pintando quadros desenvolveu o interesse pela fotografia. Em 1974, causou polêmicas ao retratar a filha, com idade entre 5 e10 anos, em poses provocantes.

Sua proposta para ilustrar o sexo feminino é baseada em imagens com fundo negro em que mulheres comuns viram modelos. A maquiagem branca e marcante deixa clara a influência gótica e soturna vigente nas imagens. As montagens, com apelo teatral, convidam os visitantes a interpretarem a mensagem expressa em cada foto captada pelas lentes de Ionesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário