domingo, 25 de abril de 2010

Twitter, um gigante entre as mídias sociais


Por Nilton Carvalho

O aprimoramento dos meios de comunicação ocorre desde a revolução das técnicas de impressão promovida pela invenção de Gutenberg. De lá pra cá, as transformações e conquistas foram muitas e a internet talvez seja uma das mais significativas.

Uma das principais características da internet é a interação, que possibilita ao receptor tornar-se também emissor. Essa possibilidade é uma das principais virtudes das redes sociais. Na última semana, de acordo com a StatCounter, o Twitter passou a ser a rede social mais acessada pelos brasileiros.

Com uma restrição que permite aos usuários escrever apenas 140 caracteres, o Twitter virou uma febre. Percebido como um poderoso meio de interação, a ferramenta tem sido fortemente utilizada por jornalistas, políticos e celebridades. Assim como a “Aldeia Global”, um dos princípios do teórico Marshall McLuhan, o Twitter é uma experiência comunicativa compartilhada por diferentes culturas.

Apesar do sucesso entre internautas dos quatro cantos do planeta, há quem critique a ferramenta. Entre os críticos está o escritor José Saramago, que certa vez lamentou a limitação de caracteres imposta pelo Twitter.

A falta de espaço pode limitar a qualidade do conteúdo, o mesmo que acontece com as notícias atualizadas minuto a minuto nos sites jornalísticos. A baixa qualidade proporcionada pelos meios de produção em massa, citada pelo teórico Theodor Adorno, é um aspecto negativo que pode, facilmente, ser relacionado à internet.

As opiniões sobre o Twitter são muitas, mas o que não se pode negar é a facilidade com que essa nova ferramenta conquista mais e mais usuários a cada dia. Pessoas comuns, profissionais da comunicação, celebridades e até mesmo políticos, descobriram que interagir por meio de pequenas postagens é simples e direto, características básicas do ser humano nascido na era digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário